Palestra sobre sustentabilidade e agronegócios chama a atenção de acadêmicos e profissionais em União da Vitória

02/11/2011 14:01

 

Hermine Luiza Schreiner (Minthi), irmã de José Mário, juntamente com a Pró-reitora de Extensão da Uniuv, Fahena Porto Horbatiuk, entregam ao palestrante um presente e já pedem sua volta para nova palestra

 


jFoi muito mais que uma palestra de agropecuária moderna.  José Mário Schreiner deu uma aula de sustentabilidade, de visão de futuro e de como o Brasil está a frente de muitos países desenvolvidos no setor agropecuário. O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) esteve no Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) na semana passada, e expos dados do setor no Brasil. Mais que isso, chamou a atenção dos alunos de Secretariado Executivo, Administração, Contábeis, Jornalismo, Engenharia da Madeira e Engenharia Ambiental que participavam da palestra, do mercado promissor que é o agronegócio e como há grandes oportunidades nesta área para todos os profissionais, já que cerca de um terço da economia nacional e postos de emprego são gerados pela força do campo.

 

O palestrante, apesar de ter sua vida profissional construída em Goiás, é natural de Porto União e traz a experiência da vida no campo desde sua infância. Na plateia, além dos acadêmicos e professores da instituição, os pais de Schreiner assistiam orgulhosos a desenvoltura e conhecimento do filho. Também estava presente o Secretário da Agricultura de União da Vitória, Marco Coradin.

 

Segundo a Pró-reitora de Extensão e Cultura da Uniuv, Fahena Porto Horbatiuk, o palestrante atingiu diretamente os acadêmicos. “José Mário deu um balanço da agricultura no País, setor em que se destaca no contexto mundial. Falou da necessidade de mão de obra especializada para as diversas atividades correlatas ao progresso agrícola”. Ela conta ainda que Schreiner falou um pouco do seu trabalho, construindo a imagem de empreendedor que realmente ele é, mas também instigou os jovens presentes a participarem mais das decisões políticas do Brasil. “Foi fabuloso, ao meu ver, o fato de Schreiner ter apelado para o senso político da juventude, para que se organizem e lutem por suas causas, antes das eleições, em todos os níveis, para depois poderem exigir, em vez de reclamar”, relata.

 

Os alunos ficaram surpresos com os dados expostos pelo palestrante, pois a maioria não tinha conhecimento da área e não percebia o quanto este setor está em fase de crescimento constante. Não é a toa que o palestrante mostrou o quanto tem trabalhado para um reposicionamento da imagem não só do colono no campo e sua importante atividade, mas como do setor em si.

 

No final da palestra, Schreiner foi presentado com livros publicados pela Editora da Uniuv e, segundo a Pró-reitora Fahena, presenteado também com um pedido de bis, pois os alunos já solicitaram uma nova visita do palestrante.

 

TEXTO E FOTO: Ana Cristina Bostelmam

Assessoria de Imprensa e Planejamento

 

Girafa Comunicação Interativa

Comente, Opine, participe! Você com sua participação, faz O Melhor das Gêmeas

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário